InícioEVANGELISMOO Nosso Chamado Missionário em Abraão

O Nosso Chamado Missionário em Abraão

Quando Deus decide formar uma nação chama a Abraão, o envia a uma nova terra e lhe faz as seguintes promessas: 1) de ti farei uma grande nação, 2) e te abençoarei, 3) e te engrandecerei o nome. (lhe dá um mandamento) Sê tu uma benção (Gn 12:2). Assim Deus deixa claro o seu propósito de formar uma nação para si. Mas isto não é simplesmente para que exclusivamente este povo seja abençoado e sim para que este novo povo fosse uma benção aos outros povos da Terra.

Depois de dar a Abrão o imperativo de ser uma benção, dá a ele a dimensão de tal imperativo: “em ti serão benditas (abençoadas) todas as famílias da terra” (Verso 3).

O que temos aqui? Deus prometeu a Abraão uma grande descendência, uma bênção e um grande nome. Então lhe diz que nele todas as famílias da terra deveriam ser abençoadas. Ficam, então, duas perguntas muito importantes: como Abraão abençoaria todas as famílias da Terra e que benção é esta a qual Deus se refere?

Vejamos o que diz Gálatas 3 sobre isto:

  • Verso 7 – “Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão” (então a benção vai além do parentesco carnal, e é espiritual).
  • Verso 8 – “…em ti serão abençoados todos os povos” (então esta benção espiritual é extensiva a todos os povos).
  • Verso 9 – “De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão” (ou seja, a fé é o modo de todos os povos da terra serem atingidos pela benção prometida a Abraão).
  • Verso 14 – “para que a benção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos pela fé o Espírito prometido” (concluímos que a benção prometida a Abraão é a benção da Salvação em Cristo Jesus, Justificação, Verso 8, e habitação do Espírito Santo, Verso 14).

Entendemos que quando Deus chamou a Abraão, chamou-o para que, através dele e da sua “descendência”, (Gn 22:17-18) todos os povos da Terra sejam abençoados com a Salvação em Jesus Cristo. Agora preste bastante atenção, pois isto trará, a você e a sua igreja local, uma tremenda responsabilidade diante de Deus: nós, os salvos por Jesus, somos esta descendência! Assim sendo, pesa inteiramente sobre nós a responsabilidade de levar o evangelho a todos o povos espalhados pela face da Terra!

Concluímos que:

  • Primeiro – Deus, desde Gênesis 1, tencionava revelar-se a todos os povos da terra;
  • Segundo – Este mesmo Deus, em Gênesis 12, chama a Abraão e lhe dá uma ordem: ser ele benção a todas as famílias da Terra;
  • Terceiro – A salvação em Cristo é a benção prometida a Abraão;
  • Quarto – A Missão de Abraão e sua descendência (que somos nós) é levar esta benção a todos os povos da terra.

Esta é a tarefa do crente e da igreja, o que ficar aquém disso é desobediência e, portanto, desagrada a Deus.
Vemos que “missões” está presente na Bíblia desde o Antigo Testamento, Israel falhou em cumprir o seu chamado missionário. E, ao que tudo indica, a igreja também está falhando. O que temos feito pela expansão da obra do Senhor?

Jabesmar A. Guimarães

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RELACIONADOS

mais populares

Evangelização e Conversão

A Tarefa Missionária

Como Obter a Salvação

PRINCIPAL

JABESMAR PESSOAL