cialis 20mgcialis 20mg



Esdras 7:10

"Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos".

Este versículo tem muito a nos ensinar. Entre tantos ensinos que podemos tirar deste texto está o caminho a ser seguido pelo discípulo do Senhor Jesus.

Esdras estava envolvido numa grande empreitada, a qual era fazer com que o povo que havia voltado do cativeiro se voltasse para o Senhor. Com este intuito ele acabara de chegar a Jerusalém. O capítulo 7:6 nos diz quem é Esdras: "Ele era escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo SENHOR, Deus de Israel".

Vejamos, rapidamente, o que qualificou Esdras para esta difícil e complicada tarefa.

I. Um Coração Disposto a Procurar a Verdade

Lemos: "Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR". Esdras era um homem disposto a aprender com o Senhor. Ele não foi atrás da tradição dos seus pais, do seu povo. Ele buscou na Palavra de Deus. A Palavra de Deus era a fonte da qual Esdras bebia continuamente. Muito dos problemas que enfrentamos hoje é que há líderes e pregadores buscando nas tradições em lugar de buscar na Palavra de Deus. Às vezes mascaram as suas tradições e gostos pessoais, com um pouco de Bíblia, buscando disfarçar o seu ensino.

Pela Palavra podemos ver que este não é um problema novo. Em Isaías 29:13 lemos: "O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu". Maquinalmente significa por mera repetição rotineira. É isso que alguns de nós fazemos.

Jesus enfrentou problemas em relação a isto. Vejamos: "Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem. Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?" (Mateus 15:2,3).

"Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens" (Marcos 7:8).

"invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes" (Marcos 7:13). Contudo a Bíblia nos alerta contra estas coisas. Leiamos Colossenses 2:8: "Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo".

Devemos atentar para o fato que Esdras dispôs o coração para buscar a Lei do Senhor. Quando buscamos na fonte correta, não enfrentamos problemas de contradições, pois Deus não se contradiz. Devemos beber com